quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Apocalypto


Gostei muito deste filme. E tem lá uma cena em que a tribo toda está reunida em frente à fogueira e o ancião conta uma antiga fábula dos Maias que, ainda hoje, se aplica tão bem à Humanidade:

As criaturas da Terra viram que o Homem estava triste e perguntaram-lhe porquê. O Homem respondeu-lhes: "Quero ver melhor." A coruja disse: "Serás capaz de ver como eu." Então o Homem pediu: "Quero ser mais forte." E o jaguar prometeu: "Terás a minha força." Mas o Homem insistiu: "Quero conhecer os segredos da Terra." Então a cobra disse ao Homem: "Ficarás a saber os segredos da Terra como eu."
O Homem, tendo adquirido todos os dons, partiu feliz.
Nessa altura a coruja disse para as outras criaturas: "Agora que o Homem tem todos os nossos dons, tornou-se muito poderoso. E, de repente, fiquei muito assustada." Ao que o veado acrescentou: "Mas o Homem vai deixar de estar triste, agora que possui os nossos dons." "Não!" disse a coruja. "Eu vi um vazio no Homem. Fundo, como uma fome que não conseguirá saciar. Ele continuará a exigir da Terra mas, um dia, a Terra não terá mais nada para dar. Então ele aperceber-se-á de que nada poderá preencher o vazio que trás no seu coração."


in Apocalypto de Mel Gibson antiga fábula maia (tradução livre)

6 comentários:

100 remos disse...

Ainda não vi...

Matchbox32 disse...

Eu vi no cinema e tenho dvd... que, por acaso, ainda não vi...

Ana disse...

Espectáculo de fábula. Até me arrepiei. É bem verdade, acho que não nos contentamos com quase nada, não sabemos aproveitar o que temos. Cada vez me convenço mais que a Humanidade precisa de um Apocalipse para acordar.

Ana disse...

Ah, ainda não vi o filme.

Ana disse...

Olha lá, onde é que foste buscar aquela sondagem???? Também quero uma assim, é bem fiiiixe!! O suporte, claro. LOL! A sondagem em si é tua. Parti-me a rir com a cena bigbrother-parlamento.

Matchbox32 disse...

Bem vinda de volta desaparecida! a sondagem tá na cena do acrescentar elementos de página... é a nova opção.