terça-feira, 27 de novembro de 2007

Mais três razões para consumir biológico

Melhoria na saúde:
A agricultura biológica contribui para manter a saúde dos agricultores e dos consumidores por não utilizar pesticidas nem sementes transgénicas e, respeitando os ritmos naturais, produzir alimentos equilibrados em nutrientes. Além disso, o verdadeiro sabor dos alimentos é recuperado e preservado, sendo a sua conservação melhor do que a dos produtos convencionais.
Protecção da agricultura:
A agricultura biológica contribui para manter o património genético, pois para deixar de usar pesticidas é imprescindível que as plantas cultivadas sejam autóctones.Por outro lado o composto, como base da fertilização, faz o solo um meio adequado para albergar vida e alimentar os micro organismos que nele habitam, os quais vão pôr à disposição da planta os elementos de que esta necessita para viver e crescer de uma forma natural. A fertilização química mata a vida microbiana do solo enquanto, faz a planta crescer artificialmente.
Protecção do meio ambiente:
A agricultura biológica fertiliza a terra, travando a desertificação do solo; favorece a retenção da água e não contamina os aquíferos; fomenta a biodiversidade.Contribui, pois, de forma eficaz, para a descontaminação do ar, da água, do solo, da flora e da fauna que, são envenenados pela agricultura e pecuária intensivas.Ao consumir produtos biológicos está a contribuir para o aumento do seu cultivo e, portanto, a evitar a contaminação da terra, das águas e do ar.

0 comentários: