terça-feira, 8 de setembro de 2009

Indo para fora logo aqui...

Juromenha...
Fica aqui tão perto (cerca de 30 quilómetros) e nunca lá tinha ido. A verdade é que valeu mesmo a pena. Tem uma vista magnífica para Espanha e sobre o rio Guadiana (na zona onde chega o recuo máximo barragem de Alqueva).
Ainda me lembro, há uns anos, em que houve um ano extremamente seco ainda antes de a barragem estar pronta, de ver nas notícias que tinham encontrado centenas de balas de canhão no fundo do rio de tão seco que estava.


Juromenha não é mais que uma pequena aldeia onde nada acontece... fica entre Alandroal e Elvas. No entanto, é um exemplo gritante da falta de aposta do governo no património...
É um castelo lindo, com uma vista deslumbrante e, no entanto, está em ruínas... as ervas tomaram conta do seu interior, as poucas casas ainda de pé, estão em risco de cair a qualquer momento... é desolador ver que está completamente ao abandono...


Por entre as ervas que cobrem o interior do castelo, é possível vislumbrar arruamentos, paredes de casas, etc... ou seja, era perfeitamente possível escavar e reconstruir as antigas habitações fazendo do interior do castelo um espaço de turismo de habitação, por exemplo... desde que houvesse investimento no património e na tentativa impedir a desertificação do interior... mas interessa é meter dinheiro no bolso dos governantes e financiar campanhas eleitorais, não é?
É pena... um sítio destes tem potencial para tanto mais...

4 comentários:

Teté disse...

Não conheço a terra, nem de nome. Mas pela fotos dá para ver a vista fantástica...

Essas balas de canhão no fundo do rio deviam ter sido disparadas nas nossas eternas lutas contra os castelhanos, não?

Beijinhos!

Matchbox32 disse...

Sim, sem dúvida. Principalmente, na altura em que perdemos Olivença dada a proximidade.

Beijinhos!

sakura disse...

Belas paisagens, sim senhor :) Tenho de visitar.
O país tem tantos monumentos, castelos, muralhas e outras coisas em que valia a pena investir e recuperar em nome do turismo mas nada disso se faz.
Bjinho grande*

Matchbox32 disse...

É mesmo. Fica para uma próxima vez que venhas para estes lados...

Beijinhos!