
Desde o princípio da nossa vida escolar que nos foi incutido que este senhor, teria sido o Infante D. Henrique.
Acontece que não foi!
Tudo porque os senhores do Estado Novo (muito depois de os painéis de S. Vicente terem sido encontrados a fazer de tábuas de andaime), acharam que este indivíduo tinha um aspecto que ficaria melhor nas representações, que teria um ar mais imponente, mais importante, mais finório.
Desde os meus 17 anos que sei que não é. Isto porque, felizmente, tive um professor (o melhor professor que alguma vez tive) que teve a coragem de desmentir esta patranha que dura há anos e anos. Aliás, é tão óbvio que basta ler a crónica de D. João II onde vem a descrição dos infantes para saber que era, de todo, impossível ser este o Infante D. Henrique.
Acontece que, é uma mentira tão entranhada, tão enraizada na cultura portuguesa que optou-se, quanto a mim erradamente, por manter e alimentar essa mesma mentira...
Podem ir confirmar isto no link que apresento abaixo. Trata-se de um estudo profundo dos painéis de S. Vicente (de onde foi tirada esta imagem) com a devida explicação sobrem que é na verdade o Infante D. Henrique. Tudo isto, baseado em provas históricas e verídicas.
E a confirmação está aqui.