Desde o princípio da nossa vida escolar que nos foi incutido que este senhor, teria sido o Infante D. Henrique.
Acontece que não foi!
Tudo porque os senhores do Estado Novo (muito depois de os painéis de S. Vicente terem sido encontrados a fazer de tábuas de andaime), acharam que este indivíduo tinha um aspecto que ficaria melhor nas representações, que teria um ar mais imponente, mais importante, mais finório.
Desde os meus 17 anos que sei que não é. Isto porque, felizmente, tive um professor (o melhor professor que alguma vez tive) que teve a coragem de desmentir esta patranha que dura há anos e anos. Aliás, é tão óbvio que basta ler a crónica de D. João II onde vem a descrição dos infantes para saber que era, de todo, impossível ser este o Infante D. Henrique.
Acontece que, é uma mentira tão entranhada, tão enraizada na cultura portuguesa que optou-se, quanto a mim erradamente, por manter e alimentar essa mesma mentira...
Podem ir confirmar isto no link que apresento abaixo. Trata-se de um estudo profundo dos painéis de S. Vicente (de onde foi tirada esta imagem) com a devida explicação sobrem que é na verdade o Infante D. Henrique. Tudo isto, baseado em provas históricas e verídicas.
E a confirmação está aqui.
quinta-feira, 12 de março de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
12 comentários:
Que interessante, não fazia a mínima ideia! Mas enfim, não será a única "mentirinha" da nossa história, na ânsia de se querer apresentar uma série de heróis "perfeitos"...
E pronto, passamos o tempo aprender pequenas-grandes-coisas na blogoesfera e na net... :D
Beijinhos!
Também não sabia...quer dizer em termos dos aspectos físicos...já tinha escutado muitas outras coisas sobre esta personalidade...é de guardar aquele link!
Tantos séculos de espaçamento alguma coisa haveria de se perder, não é!? ;)
Bjs!
Teté: É verdade, já reparaste que é um assunto que nem sequer é referido em lado nenhum?
Beijinhos!
Su: Acho que basicamente, aos senhores do Estado Novo, dava jeito uma figura mais apelativa em termos de imagem, independentemente de ser verdadeira ou não...
Beijinhos!
É interessante! Mas mais importante que a imagem, é a personalidade do Infante D. Henrique na nossa História. Assim de repente, confesso que não tenho uma grande ideia....
Foi o grande impulsionador dos descobrimentos... Lol!
Beijinhos!
Só isso? Até aí, também eu chegava, assim de repente!
lol!
Mas lê o link com atenção, tem lá quase tudo a cerca disso.
Beijinhos!
Tantas mentiras que correm pelos livros oficiais, que não é de se espantar que tenham optado em desfigurar a história por conta da figura pessoal do indivíduo.
É uma grande verdade. Deve ter sido apenas por uma questão de conveniência...
Obrigado pela visita!
Atenção, pessoal: o estado novo ainda nem por cá andava quando foram encontrados os painéis de S. Vicente de Fora (alegadamente a fazer de tábuas de andaime). E nem sequer a primeira república. Não exageremos os pecados de ninguém, mesmo quando eles existem.
Exclarecimento: Eu não disse que os painéis tinham sido encontrados durante o estado novo!
Disse sim, que a personagem do Infante D. Henrique foi "escolhida" nessa altura!
Enviar um comentário