segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Será que ninguém vê?

Será que ninguém vê?
Ninguém vê que nos querem transformar em marionetas? Que querem manipular-nos como se fôssemos fantoches? Ninguém vê o que se passa?
Chegaram-me ao ouvido duas notícias hoje das quais eu já tinha ouvido uns ruídos de fundo...

A primeira: O aumento de preço de tudo quanto seja leite e seus derivados (queijos, iogurtes, natas, manteiga, etc).
A segunda: O aumento de preço do pão. Sim, ouviram bem! Outra vez!

Em relação à primeira, era uma questão de tempo...
Já a segunda... poupem-nos! Não há cú que aguente! Como querem que nós, pobres humanos, sobrevivamos? Ainda hoje, o padeiro que fornece o restaurante me disse que a farinha que usa no pão, vai passar a custar quase para o dobro! Como é que é possível? Está tudo maluco?
Mas eu sei de quem é a culpa!
É da p*** da "comodidade" europeia que "chula" os países periféricos para "engordar" os ricos do centro. Mas, a culpa não é só desses "chulos", é também dos nossos... como hei-de dizer? Governantes? Não. Ahhh... não sei, olhem, são aqueles gajos que estão no governo, pronto! A culpa destes, é a pior de todas! Porque estes é que fazem com que já quase não se produza trigo em Portugal (para quem não sabe, é de onde provem a farinha), visto que, incentivam à não produção, oferecendo subsídios para não cultivar trigo. E com que objectivo? É fácil... é sermos obrigados a importar farinha! Porque nos outros países, há excesso. Logo, precisavam de uns "patinhos" a quem "enfiar" aquela farinha toda que tinham lá a arrojar de um lado para o outro.
E então lembraram-se logo de Portugal! É só pagar umas férias ao ministro que ele arranja logo maneira de não haver trigo em Portugal e assim nos poderem entupir de excessos, enchendo os bolsos ao mesmo tempo. Bom negócio, hein?
E, o resultado está à vista, temos que comprar trigo no estrangeiro enquanto os nossos agricultores não sabem o que produzir! Logo, dá-se o chamado "efeito dominó": a farinha atinge preços exorbitantes e consequentemente, o pão também! E quem paga, quem é? Nós, para variar!

6 comentários:

Susana Júlio disse...

Olha...nem mais!
O teu post fez-me lembrar um filme que só ontem vi aqui em casa: V -Vendetta! Forte crítica social e política! Viste?!

Matchbox32 disse...

Ando para ver há muito tempo! Para já, pk adoro a Natalie Portman...

Susana Júlio disse...

Vale a pena! Nem sei como é que não foi proibido de passar em certos países!

Ana disse...

e mesmo a calhar para dia das bruxas! na inglaterra têm o costume de queimar um boneco de palha, que representa o guy fakes!!! o herói do V for vendetta!!!
Match, vai já ver o filme, é ótpimo!!

Marta disse...

As pessoas só começarão a pensar que algo está mal quando o café passar para o dobro. Podemos não comer pão ao pequeno almoço, mas o café está lá!

Matchbox32 disse...

Mas o café já passou já passou para o dobro! Foi é devagar...