quarta-feira, 10 de junho de 2009

Esclarecimento público

Cansado de contradições e não-tenho-a-certezas, na passada segunda feira, resolvi deslocar-me directamente ao IEFP de Évora para que de uma vez por todas, me esclarecessem a cerca dos estágios profissionais (para quem não sabe, acabei de tirar o curso de técnico de redes informáticas há pouco tempo e ando à procura de estágio).
Depois de ter carregado no único botão que funcionava da máquina das senhas, no balcão em que me atenderam me terem dado nova senha e depois esperado meia hora (enquanto assistia a fecharem a porta às 16 horas e a atenderem todos à pressa), lá fui atendido por uma senhora (infelizmente, não tirei o nome) que me deu a novidade de que não podia concorrer a estágios porque das duas modalidades de estágios do IEFP, uma abrange até aos 30 e a outra só a partir dos 35, ora como eu estou nos 5 anos desse intervalo, ficava logo excluído à partida.
Ainda fiz algo de que arrependi logo:
-A senhora tem a certeza? - perguntei.
-CLARO!
Com esta resposta, calei-me logo e não voltei a abrir a boca.
A caminho do carro, liguei à Dreams a contar o que se tinha passado, ao que ela respondeu que não podia ser, que não fazia sentido nenhum. E realmente, não fazia.
Com a pulga atrás da orelha, como se costuma dizer, lá fiz o caminho até casa e ao chegar, fui ao site do IEFP e fui consultar o regulamento de estágio, bem como a portaria que os regulamenta.
E não é que descubro que a senhora me deu informações erradas?
Acontece que, segundo a portaria nº 130 (se não me engano) de 30 de Janeiro de 2009, há duas modalidades de estágios profissionais do IEFP: uma até aos 35 anos (inclusive) e outra a partir dos 35 anos!
A senhora poderia estar um bocadinho a par das coisas e saber que antigamente havia apenas um tipo de estágios que era, realmente, até aos 30 anos no entanto, esta nova portaria (quase 6 meses) veio acrescentar mais 5 anos em termos de idade do candidato e passa a ter a duração de 12 meses em vez dos 9 anteriores e, acrescentou ainda uma nova modalidade que é para quem tem mais de 35 anos.
Portanto, se na própria delegação não só não sabem esclarecer as pessoas como as induzem em erro, para que serve, então, esta instituição pública?
Isto nunca esteve tão mal como agora, ainda bem que estamos em ano de eleições...

13 comentários:

Ana disse...

FODA-SE!!!!!!!!!!!!! Tá tudo estúpido ou quê??? E tu não te deslocaste ao IEFP a mostrar-lhes a nova portaria e a reclamar contra a prestação de informações erradas?????

Ana disse...

Já agora, obrigada pela dica, porque não sabia dessa nova portaria ;-). heheheheheh

Ana disse...

Posso só dizer um palavrão para descrever essa senhora? Coirão de merda! :-pppp

Bolas, que já perdi outra vez a fé na humanidade...vou reler o meu último post, para q ela volte... :DDDDD

Matchbox32 disse...

LOL! LOL! LOL!
Tu és demais! Não voltei lá porque não vou fazer 70 km (ida e volta) de propósito por isso. Mas, garanto-te que não só lhes vou esfregar a portaria na cara como, vou directo ao livro de reclamações!
Posso-te enviar a portaria por mail, se quiseres.
Gostei dessa do coirão! Mas, onde ela está, há muitos mais...

Beijinhos!

Matchbox32 disse...

É verdade, esqueci-me de referir uma coisa no post: recebi um mail do coordenados do curso a dizer que os certificados serão entregues apenas a partir de dia 22 de Junho uma vez que, têm que ser processados à mão...
Importa referir que o curso terminu no dia 26. Para além disso, quant tempo é que vocês levam a preencher uma folha de papel à mão? Eu por mim, não sei mas, de certeza que não demoro um mês...

Afrika disse...

Ola, acabei de escrever um post sobre o teu ultimo post. Perante a enorme impotência, raiva e dor, só tenho pra te dizer, obrigado! porque ajudou-me a tomar uma atitude a muito adiada.

Beijinhos, fica bem.

Matchbox32 disse...

Depois de assistir àquele documentário (estive várias vezes para desistir porque me vinham as lágrimas aos olhos), também tomei algumas decisões, algumas mudanças nos meus hábitos (principalmente de consumo).
Não tens que agradecer. Obrigado eu pela visita e pelos comentários.

Teté disse...

O que irrita é a quantidade de funcionários incompetentes que andam por aí, havendo tanta gente desempregada e certamente bastante mais confiável!

Reclama, sim!!! Para evitar que outros possam cair nas mãos dessa avantesma e terem de desistir do estágio antes de tempo!

Beijinhos!

Matchbox32 disse...

É que é mesmo, Teté! A incompetência da função pública não para de me surpreender! Está-se a tornar assustador mesmo...

Beijinhos!

Ana disse...

Pois... a incompetência dos funcionários públicos... as pessoas esquecem-se que quem manda na função pública são os nossos governantes, os quais arranjam os tachos, tachinhos e emprego aos seus amigos e familiares, independentemente de terem ou não competências profissionais!

Se os portugueses continuarem a abster-se ou a votar nas duas maiores forças politicas resulta, como se costuma dizer, em virar o disco e tocar o mesmo!

Matchbox32 disse...

Ana: Mas eu não me esqueço disso! Aliás, se os empregos não fossem por cunhas e por tachos, de certeza que as pessoas que estariam nesses lugares, seriam competentíssimas de certeza!
Eu também nunca voto nos "dois da vida airada"! Lol!

Beijinhos!

Susana Júlio disse...

Não deixes de fazer a dita reclamação...via site e por escrito...grande incompetente...é por estas e por outras, que muitas vezes, vamos por outros caminhos!

Matchbox32 disse...

Su: Sim, sim. De certeza, só estou à espera que venha o certificado (já lá vai quase um mês para preencher uma folha de papel) e vou logo lá pedir o livro de reclamações.

Beijinhos!