domingo, 16 de setembro de 2007

Corto Maltese

Sempre adorei livros de banda desenhada...
Consegui, em criança, completar a colecção do Astérix... à noite, não dormia sem ler um dos volumes da colecção. Cheguei a um ponto que já lia as 48 páginas (que acabavam sempre com o tradicional banquete e o bardo, Assurancetórix, amarrado e a amordaçado) em 5 minutos porque, já sabia as histórias de cor. Devo ter lido cada volume dezenas de vezes...
Mas isso, foi na infância...

O meu contacto com Corto Maltese deu-se, infelizmente, aquando da morte do seu criador - Hugo Pratt - altura em que, me foi oferecido um dos volumes, mais concretamente, "Sob o signo de Capricórnio". Adorei! As personagens, as aventuras, as histórias...
Tornou-se um "must"! Sempre que pude, fui acrescentando volumes à colecção. Graças à preciosa ajuda do jornal Público que editou quase todos os livros a um terço do preço de mercado, posso dizer que me falta apenas um... e tem sido muito difícil de encontrar... é intitulado "Corto Maltese e as helvéticas". Já encontrei em francês, inglês, etc... mas em português, está sempre esgotado! Maldição!
É, sem sombra de dúvida, a minha banda desenhada de eleição. Faz-me sonhar, transporta-me para um mundo de aventuras, viagens, destinos paradisíacos...
Aconselho a quem gosta de estimular a imaginação, de sonhar, de viajar... vale a pena!

5 comentários:

Ana disse...

Iiiiiiiiih eu adorava (e ainda adoro) os irredutíveis gauleses!!! Também engraçava com o Lucky Lucke, por vezes com o tintin. Adorava o Taar (uma espécie de Conan menos bárbaro), as viagens do agente espacio-temporal valerian e da sua amada laureline...

100 remos disse...

Gosto tanto do Asterix! Li vezes sem conta, sabia as histórias de cor e salteado! Lembras-te desta? Obelix: " Já está pronto!" ( e vá de rir ). Corto Maltese não conheço muito bem. Gostava muito do Spirou e Fantasio. Procura na FNAC esse livro que te falta.

Matchbox32 disse...

Já procurei na FNAC do Colombo mas só há em francês. Já encomendei também mas não enviaram porque estava esgotado... ora se estava esgotado, não devia constar da lista... não é?
"Não Obélix, não. Já te disse que caíste no caldeirão quando eras pequeno!"
E esta:
"-Os doidos!
-Os romanos!"

Ana disse...

Ou então, estes romanos são loucos!! Pois, essa do caldeirão é um must. Disseram-me uma vez que eu não precisava de beber álcool porque tinha caída num caldeirão de vinho qd era pequena...LOL

Matchbox32 disse...

Lol, lol, lol!!!